Escola indígena do interior de Tefé, é a primeira do interior do AM a recebe certificação do MPAM por se destacar em vacinação infanto juvenil contra a Covid

Fotos: Franklin Pantoja

O “Selo Juntos Pela Vida”, é ofertado às escolas do Amazonas que se inscreveram no projeto e que conseguem alcançar a meta de pelo menos 80% de vacinação infantojuvenil contra a Covid-19, de discentes matriculados na unidade. A escola Municipal Rural Indígena Monte Sião, localizada na Aldeia de Porto Praia, margem Direita do Rio Solimões, é a primeira do interior do estado a receber a certificação, que ocorreu durante cerimônia na quinta-feira, (25-05), e contou com a presença da Procuradora-Geral do Município de Tefé, Dra. Jessica Thays do Nascimento Martins que esteve acompanhada por assessores jurídicos do município de Tefé; e o Promotor de Justiça de Tefé, Dr. Thiago de Melo Roberto Freire, que na oportunidade representou o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Dr. Alberto Nascimento Jr, e entregou o selo e certificado do projeto à escola.

A certificação de iniciativa do Ministério Público do Amazonas – (MPAM) é uma forma de incentivar as unidades educacionais a cumprirem as metas de vacinação e proporcionar a garantia de um ambiente escolar mais seguro e comunidades mais protegidas a partir do cumprimento das metas de vacinação. A avaliação para a certificação tem como base o banco de informações do Programa Nacional de Imunização (PNI), que realiza o controle percentual de áreas, cidades e comunidades vacinadas.

“É uma alegria verificar o empenho de todos, técnicos da Educação e da Saúde, diretores, equipe pedagógica, estudantes e demais integrantes da comunidade indígena escolar para a obtenção do selo Juntos Pela Vida. O ambiente escolar precisa oferecer aos alunos a segurança sanitária adequada ao desenvolvimento pleno e saudável das nossas crianças e adolescentes”, destacou Thiago de Melo Roberto Freire, Promotor de Justiça da Comarca de Tefé.

Aproximadamente 200 pessoas, entre comunitários, professores, o Cacique Anilton Braz, da Aldeia Porto Praia de Baixo, representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e Secretaria Municipal de Educação (SEMEEC), estiveram presentes.

*Com informações da assessoria