Estudantes de Tefé participam de oficina de educomunicação

Foto: Divulgação

Aproximadamente 80 alunos da Escola Estadual Getúlio Vargas, no bairro Abial, zona norte de Tefé, participaram de capacitação sobre educomunicação. Evento foi promovido pela Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC), nesta quarta-feira, 6, no Auditório da própria instituição.

Capacitar estudantes sobre os principais meios e ferramentas de comunicação da atualidade foi o principal objetivo da “1ª Oficina de Educomunicação: Ascom nas Escolas”, que considera a união de conceito e prática sobre educação e comunicação no ambiente escolar.

“Neste primeiro momento trabalhamos com uma espécie de projeto piloto. Porém, as nossas expectativas foram superadas positivamente, acredito que por conta do nível de conhecimento e experiência dos profissionais de comunicação convidados para o evento. Em nome do secretário da SEMEEC, prof. Marcus Lúcio de Sousa, agradecemos ao Prefeito Nicson Marreira e Vice-prefeito Preto Veloso, que sempre incentivam iniciativas inovadoras para o progresso da população”, destacou Augusto Gomes, Assessor de Comunicação da SEMEEC.

O fotógrafo Janderson Cordeiro abordou os aspectos básicos da fotografia, como a aplicação da regra dos três terços. Já o Jornalista Rodrigo Martins, apresentou aos alunos o conceito e nichos do jornalismo. Jackson Marinho, comunicador popular, trouxe para a discussão a temática sobre o rádio, levando em consideração o podcast.
Em seguida, ainda, Ryan Oliveira, designer gráfico da Ascom SEMEEC, falou sobre o que é design e suas aplicações nas diversas áreas do conhecimento. E encerrando o evento, o social media da SEMEEC, Augusto Gomes, apresentou conteúdo sobre as redes sociais, para a juventude presente.

O público-alvo atendido neste momento pelo projeto são estudantes advindos dos bairros de Colônia Ventura, Deus é Fiel e Conjunto Castanheiras. A partir de agora, os novos educomunicadores poderão implantar na prática projetos de iniciativa própria, com supervisão dos professores. “Rádio na Escola”, “Jornal Escolar”, “Voz do Estudante” foram temáticas instigadas durante a oficina, a serem desenvolvidas na escola.

A expectativa é que em breve sejam realizadas outras oficinas na área, em escolas da rede municipal de ensino.

*Com informações da assessoria