A Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) realizou na sexta-feira (07) uma excursão sobre boas práticas no cultivo de melancia em área mecanizada e condução de hortaliças em casa de vegetação e a céu aberto.
A excursão foi realizada no sítio II irmãs, de propriedade da agricultora Josiane Campos Pedrosa, situada na estrada da Emade, km 17, distante trinta minutos da sede do município, aonde a unidade local vem desenvolvendo trabalhos direcionados a produção agropecuária.
Sessenta e duas pessoas, entre agricultores (as), técnicos e convidados participaram da excursão.
De acordo com o gerente local do IDAM, engenheiro agrônomo Sidney Araújo, responsável pela excursão, os objetivos foram alcançados, com a demonstração para os agricultores e convidados as técnicas de cultivos de hortaliças e melancia em área mecanizada e adubada com utilização de adubos químicos, orgânicos e correção do solo que estão sendo utilizadas com sucesso e boa produtividade no ecossistema de terra firme.
Quando se trabalha em área mecanizada e adubada se tem a vantagem de fazer o aproveitamento de área e aumento de produção, relatou Araújo.
A agricultora Sanderly Bezerra relatou: “a diversificação só vem nos ajudar a termos mais renda em nossas propriedades”.
Para o agricultor Pedro Batista de Castro, da comunidade Nova Sião: “esses trabalhos de mostrar no campo as novas técnicas de plantio de melancia e hortaliças é de grande importância para quem vive da agricultura”.
Fotos: Arisney Paz