Mais uma entrega de óculos oftalmológicos da prefeitura de Tefé, beneficia população no município

Foto: Pâmela Souza

De acordo com uma pesquisa divulgada no final de 2021, e que teve o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 34% da população brasileira adulta nunca foi ao médico especialista, o que reflete um quantitativo de cerca de 35 milhões de pessoas com algum tipo de problema na visão. Na maioria das vezes e principalmente nos municípios mais distantes dos grandes centros onde o SUS não oferece os cuidados e os preços são altos para quem precisa pagar pelo serviço deixa o cuidado menos acessível para quem precisa. Por isso a iniciativa da prefeitura de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), tem buscado tornar o serviço mais acessível para à população. Nessa segunda-feira (28), foi realizada na Policlínica Santa Tereza, a entrega de cerca de 300 óculos oftalmológicos, totalizando mais de mil, disponibilizados desde as primeiras entregas.

“Dessa vez realizamos a entrega de cerca de 300 óculos para a nossa população. É importante dizer que antes de tudo eles passam por uma criteriosa avaliação com um médico especialista, profissionais capacitados, e após a indicação médica, nós oferecemos de forma gratuita os óculos. Há casos em que foi preciso um outro tratamento, algumas vezes até casos de cirurgia, por isso também já realizamos mutirões de cirurgias aqui em Tefé e beneficiamos muitas pessoas em nosso município”, destacou, o Prefeito Nicson Marreira.

“Agora vou poder assinar meu nome sem meus olhos lacrimejarem. Esperei algum tempo pelos meus óculos. Estou muito feliz”, pontuou, Alcirene Moraes que aos 49 anos, tinha dificuldades para enxergar de perto.

“De longe ficava tudo embaçado. Agora vou conseguir ver melhor”, disse, o estudante, Ryan da Silva, de nove anos.

“Os exames são realizados mensalmente e as entregas dos óculos também. Além disso, cada usuário pode escolher o modelo de óculos que mais gostou e com o qual se sentiu bem, isso porque nós nos preocupamos também com o bem estar da pessoa em usar um óculos que lhe faça se sentir bem”, concluiu a secretária da SEMSA, Lecita Marreira.

*Com informações da assessoria