SEMSA/Tefé promove palestras e oferta serviços em saúde na SIPAT 2022

Foto: Pâmela Souza

Reduzir os índices de acidentes de trabalho é uma missão urgente das empresas. Para tanto, é preciso agir nos agentes causadores, entre eles, o fator humano. Primeiramente, é importante frisar que nenhum trabalhador se acidenta porque quer, isso é uma consequência de inúmeros erros. Entretanto, muitas vezes, os colaboradores não seguem as normas e acabam colocando em risco a própria segurança e a dos demais colegas.

A sigla SIPAT significa “Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho”. Esse é o nome dado a uma semana de atividades voltadas para prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Diante desse contexto, profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), realizaram palestras frente ao que é o setor, como funciona e disponibilizaram de ventosaterapia e auriculoterapia. A psicóloga Sarah Samirys, do CAPS também contribuiu na ação, assim como os profissionais do CTA que realizaram testagem rápida.

“Nosso principal objetivo aqui, foi o de promover conhecimento e reflexão, despertando o olhar crítico, do maior número de servidores possível, sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele. Também levá-los a conhecer o papel e ações do CEREST, desenvolvendo o entendimento e cooperação necessários para levar adiante e com bons resultados o trabalho do setor”, disse a fisioterapeuta, Heloíse Guimarães.

*Com informações da assessoria