Tefé: profissionais de saúde participam de capacitação para o programa Dermato Saúde

Foto: Lucas Nascimento

Na segunda-feira, (16/10), no auditório da Fametro em Tefé, aconteceu uma capacitação voltada aos gerentes das Unidades de Saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e ACS, com a finalidade do início das ações do programa Dermato Saúde, que vai intensificar a busca ativa e o tratamento de pacientes de hanseníase no município.

A atividade foi ministrada pelo enfermeiro José Wellington que falou sobre os aspectos gerais da dermatologia e, em especial, do diagnóstico e tratamento da hanseníase. “Hoje abrimos as atividades do Programa Dermato Saúde. Tivemos uma acolhida muito boa e, com certeza, esse programa vai ser só sucesso”, disse.

Até o dia 20 de outubro os profissionais da Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia “Alfredo da Matta”, estarão realizando triagem nas Unidades de Saúde, para encaminhamento de casos necessários aos Dermatologistas. Já de 24 a 28 de outubro, vai acontecer os mutirões de consultas – na Policlínica Santa Teresa e cirurgias – Hospital Regional, com médicos Dermatologistas.

“Além das UBS, estaremos também em trabalho de campo, visitando as escolas e fazendo exames em jovens e crianças, e temos programadas visitas a comunidades da zona rural, intensificando a busca ativa de hanseníase e outros casos de dermatoses”, finalizou Wellington.

Sobre o Programa Dermato Saúde Amazonas
As atividades do Dermato Saúde AM nos municípios tem como tarefa detectar precocemente casos novos de hanseníase; diagnosticar e tratar outras doenças negligenciadas relacionadas à pele nos municípios do Amazonas; realizar ações de investigação e vigilância de contatos de casos índices de hanseníase. Também tem a meta de realizar ações de busca ativa de casos novos de hanseníase e outras doenças tropicais negligenciadas relacionadas a pele; fortalecer o sistema de vigilância epidemiológica e informação à saúde; realizar consultas dermatológicas e cirurgias de câncer de pele quando necessárias e realizar cirurgias preventivas e corretivas em pacientes de hanseníase.

*Com informações da assessoria