Comunicadores Populares na FLONA Tefé

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) através da linha de ação Comunicação Comunitária em parceria com Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram nos dias 18 e 19 de junho de 2011, na comunidade de Mulato –  Floresta Nacional de Tefé (FLONA), a 1ª Oficina de Comunicação Popular.

Vinte e cinco jovens, moradores das comunidades da FLONA Tefé, participaram do curso. Este foi ministrado por Thiago Figueiredo do Instituto Mamirauá. Para Thiago Figueiredo “o curso tem como objetivo capacitar jovens moradores de comunidades ribeirinhas para atuarem como protagonistas da mobilização comunitária na FLONA Tefé, com a utilização de ferramentas de comunicação popular como rádio e jornal, além de incentivar esses jovens à participarem do Projeto Rede Ribeirinha de Comunicação1”.

A metodologia do curso levou em consideração aulas teórica e prática sobre os temas:

  • O que é comunicação;
  • Comunicação Instrumental X Comunicação para cidadania;
  • O processo comunicativo, meios, mensagem e o receptor;
  • Veículos de comunicação: rádio, jornal, TV;
  • O que é notícia;
  • Como construir uma notícia? (o que? Como? Quando? Onde? Porque?);

 

Os participantes formados como Comunicadores Populares se integram a Rede Ribeirinha de Comunicação que inclui comunidades das reservas Mamirauá  e Amanã, no médio Solimões.

Como encaminhamento do evento foi agendado um intercâmbio de comunicadores da Flona Tefé com comunicadores da comunidade de Boca do Mamirauá/RDS Mamirauá previsto para acontecer no mês de setembro de 2011.

Esta atividade visa fornecer aos jovens instrumentos para reivindicação de políticas públicas; promover a autonomia e protagonismo comunitário na busca por qualidade de vida; fortalecimento da gestão participativa da FLONA Tefé e estimular o envolvimento de jovens na mobilização comunitária e na Associação de Moradores.

Ao final foram produzidas cinco matérias que formaram o Jornal Mural da Flona Tefé e que devem compor o próximo exemplar do O Comunicador.