IMTRANS realiza blitz educativa em Tefé

blitz-intrans

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito e Transporte de Tefé (IMTRANS) realizou blitz orientadoras em diversos pontos da cidade de Tefé. O objetivo é orientar sobre uso de assessórios corretamente, e erradicar a direção de motocicletas por menores de idade.

As fiscalizações ocorrem de maneira educativa, com retenção do veículo em caso de direção por menores de idade, embriaguez do condutor, ou falta de documentação da motocicleta ou condutor.

De acordo com o Diretor Administrativo do IMTRANS, Antonio Melo, os condutores abordados são orientados à resolver qualquer irregularidade da motocicleta, ou adotar o uso de assessórios do veículo corretamente, como o capacete. “Em caso de veículos conduzidos por menores de idade, nós fazemos a retenção da moto, e entregamos no dia seguinte somente para o proprietário”. Disse.

blitz-intrans1

Melo afirmou que para as próximas blitz, as motocicletas juntamente com os condutores menores de idade serão entregues à Delegacia Civil do município, e os responsáveis serão penalizados conforme a legislação.

Em caso de motocicletas com irregularidades da parte elétrica como escapamento livre que produz barulho perturbador, ou sem retrovisor, elas são retidas e liberadas apenas quando as anormalidades forem sanadas. Nas duas últimas blitz, foram retidas sete motocicletas conduzidas por menores de idade e outras seis por ter descargas livres, ao todo 25 motos já foram retidas.

Para o diretor de Operação, Erivan Carvalho, essas ações são um instrumento para inibir as inúmeras infrações de trânsito que ocorrem no município, e aumentam a medida que o fluxo de veículos também cresce. E alerta aos pais que permitem a direção de motocicletas pelos filhos menores de idade, principalmente aos alunos para irem à escola, o que aumenta o tráfego desses veículos nas proximidades de instituições escolares, e torna mais perigoso aos demais alunos.

A equipe de trânsito destacou os elogios recebidos por cidadãos que sentem no dia a dia as dificuldades e os riscos ao transitarem nas vias. E ainda no que se refere à poluição sonora causada pelos veículos com escamento livre.

O órgão conta com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, e nas próximas blitz terão também o reforço do Detran, que aplicará multas aos infratores. O IMTRANS pretende realizar essas ações também nos finais de semana, inclusive durante a noite.

Por Ana Paula Blenk / TeféNews