O atual presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM), João Campelo, foi reeleito para o cargo na tarde da última sexta-feira (31), na eleição mais disputada da entidade desde sua fundação em 1978.
No total, 57 dos 62 prefeitos do Estado compareceram ao pleito e Campelo obteve 33 votos, contra 23 do segundo colocado, o prefeito Jair Souto, de Manaquiri, além de um voto em branco.
Além de João Campelo, compõe a chapa vencedora “Municipalistas, nossa união é nossa força”, o vice-presidente Andreson Cavalcante (prefeito de Autazes), o primeiro-secretário Júnior Leite (prefeito de Maués), o segundo-secretário Lúcio Flávio do Rosário (prefeito de Manicoré).
João Ocivaldo Batista, de Canutama, e o prefeito de Novo Airão, Wilton Pereira, serão o primeiro e segundo tesoureiros, respectivamente.
“Como único órgão de defesa do movimento municipalista no Amazonas, a AAM vai intensificar suas ações em defesa dos interesses de todos os municípios do Amazonas junto ao Governo do Estado e também Federal. A união de todos é indispensável neste momento econômico e social que o País atravessa para criarmos uma associação forte, que dê respostas aos anseios da população, principalmente do interior”, destacou Campelo, que assumiu a entidade em julho de 2016, após a renúncia do então presidente, Iran Lima, que saiu para dedicar-se à eleição em seu município.
Além do Conselho Diretor (presidente, vice, secretários e tesoureiros), os prefeitos amazonenses também escolheram, como representantes do Conselho de Vice-presidentes Regionais os prefeitos Joaquim Corado (de Amaturá / Região do Alto Solimões), Antônio Uchoa (de Uarini / Bacia do Juruá, Solimões e Juruá), Otanyel Lira (de Canutama / Região do Purus), Ordean Gonzaga (de Guajará / Região do Juruá), Sabá Medeiros (de Manicoré / Bacia do Madeira), Clovis Moreira (de São Gabriel da Cachoeira / Região do Alto Rio Negro), Pedro Guedes (de Careiro da Várzea / Bacia do Rio Negro e Solimões), Denise Lima (de Itapiranga / Região do Médio Amazonas) e Eraldo Trindade, prefeito de Boa Vista do Ramos e representante da região do Baixo Amazonas.
A posse da nova diretoria é imediata e o novo mandato começou logo após a divulgação do resultado, no auditório João Bosco, da Assembleia Legislativa do Estado, onde foi realizada a eleição.
Foto: Divulgação