Em uma iniciativa conjunta da Prefeitura de Tefé e do Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), mais de 300 professores do 6° ao 9° ano, participaram de uma formação continuada sobre Alfabetização e Letramento. O evento ocorreu no auditório Feliciano Cândido Parente e contou com a presença de educadores das escolas Indígenas, do Campo e da Cidade. A iniciativa foi organizada pela Coordenação de Língua Portuguesa, liderada pela professora Ingride Gomes, e Coordenação de Matemática, pela professora Silvia Vieira, com a colaboração dos demais coordenações da SEMEEC.
A programação do dia foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (SEMEEC) e teve como ponto de partida uma palestra sobre Alfabetização e Letramento Digital, conduzida pela Profa. Me. Teresinha de Jesus de Sousa Costa.
Ainda pela manhã, a professora Juscimeire Amorim, Coordenadora de Educação Física, liderou a ginástica laboral, junto aos participantes.
Seguindo a agenda, a Profa. Dra. Monica Dias Araújo apresentou uma proposta de Alfabetização Freiriana, com ênfase no Método de Sete Semanas. Por meio da metodologia de ensino inspirada no educador Paulo Freire, a Profa. Dra. Monica Dias de Araújo compartilhou seus saberes e experiências no processo de Alfabetização de crianças, adolescentes, jovens e adultos.
No período da tarde, as atividades se concentraram na aplicação prática dos temas abordados e na socialização de experiências entre os grupos, divididos por escolas. A interação entre teoria e prática visou reforçar o aprendizado e a troca de conhecimentos entre os participantes.
Durante o evento, houve também um sorteio de dois livros baseados na Dissertação de Mestrado da Profa. Me. Teresinha de Jesus, intitulado “Novos Desafios para o Ensino da Língua Materna”, que traz reflexões e análises sobre as teorias do ensino da língua portuguesa, a fim de contribuir para práticas inovadoras nessa área visando a atender aos anseios da sociedade atual. Os livros foram ganhos pelas Escolas Municipal Professor Helyon de Oliveira e Walter Cabral, que se beneficiarão desse recurso adicional para suas bibliotecas.
A formação continuada em Tefé faz parte de um esforço maior da administração local para promover a educação e atualização dos professores, assegurando que os métodos de ensino estejam alinhados com as práticas pedagógicas contemporâneas e eficazes.
*Com informações da assessoria