Nesta segunda-feira (20), os representantes dos grupos folclóricos da cidade de Manaus, Associação dos Grupos Folclóricos do Amazonas (AGFAM) representada pelo seu presidente Raimundo Nonato Bentes, Associação dos Grupos Folclóricos de Manaus (AGFM) representada pelo seu presidente Milton Santos, Liga dos Grupos Folclóricos do Amazonas representada pelo seu presidente Adelson Cavalcante, e os representantes da Liga dos Bumbás de Manaus, estiveram presente na Câmara de Manaus, para falar do descaso que está havendo com o folclore manauara, falta de interesse da Secretaria de Cultura, além de não haver data definida para a realização do festival. Os representantes querem que a coordenação do Festival Folclórico de Manaus fique com a prefeitura de Manaus e o Governo do Estado continue apoiando as agremiações, com suas estruturas para atender o festival.
Ciente da dificuldade que as agremiações tem em colocar os brincantes para se apresentarem nos festivais folclóricos, o vereador Rosivaldo Cordovil (PTN), citou as barreiras enfrentadas pelos dirigentes das agremiações em levar em frente as danças sem apoio de ninguém.
‘’Esse trabalho sem apoio e dedicação ele fazem com amor porque amam o folclore’’…. ‘’ A importância desses grupos para a sociedade e relevante, pois fazem o trabalho, não só de alegria, entretenimento e cultura mas livrando muitos jovens da violência, das drogas e de muitas coisas que assolam nossa juventude nos dias de hoje. Disse o parlamentar que inclusive já que participou de diversas danças do bairro da Presidente Vargas.