O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Érico Desterro, assinou na tarde desta sexta-feira (9) um protocolo de entendimento com Daniela Carrera Marquis, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID), para fiscalizar obras financiadas no Amazonas. O encontro aconteceu no setor de embaixadas na capital do Distrito Federal.
O Protocolo de Entendimento de Trabalho de Auditoria credencia a corte amazonense a realizar fiscalizações em projetos, convênios e programas financiados pelo BID no Estado.
Com a assinatura, o Tribunal passou ser a primeira instituição de controle externo da Região Norte do País a fiscalizar projetos subsidiados pelo. No Brasil, apenas os Estados do Ceará, Bahia, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal estavam entre os auditores do BID.
Em um dos empréstimos, o Governo do Amazonas assinou um convênio de US$ 280 milhões com o BID, para a execução do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim 3), na Bacia de São Raimundo.