O governador Omar Aziz afirmou nesta terça-feira (17) que o lançamento pela Coca-Cola de uma bebida à base de açaí com banana é um divisor de águas para a economia do Estado. Segundo o governador, a chegada ao mercado nacional do Del Valle Reserva Açaí+Banana abre as portas para que o Amazonas rompa com o ciclo de dependência econômica exclusiva da Zona Franca de Manaus (ZFM). O novo produto foi lançado na manhã desta terça-feira, dia 17 de setembro, no Salão Rio Solimões do Centro Cultural Palácio Rio Negro e contou com a presença de celebridades, como as atrizes Christiane Torloni e Luiza Brunet.
“Estamos provando que é possível utilizar os produtos da floresta e transformar isso em valor agregado, gerando emprego e renda para as pessoas que vivem nela. Hoje colocamos em prática algo que era um sonho de todos nós: criar alternativas econômicas à Zona Franca no interior. Por isso, a minha emoção”, disse Omar Aziz, que participou do evento de lançamento, ao lado da presidente do Fundo de Promoção Social, a primeira-dama Nejmi Aziz.
A nova bebida foi lançada pela Coca-Cola em parceria com o Governo do Amazonas como parte de um projeto inovador para desenvolver a cadeia de valor do açaí produzido em comunidades extrativistas do Amazonas. Em conjunto com o novo produto, foi criado o projeto Coletivo Floresta, que vai trabalhar junto aos extratores do açaí em ações geradoras de renda, com foco no bem-estar social e cultural da comunidade, e na conservação da biodiversidade da floresta amazônica.
Durante o evento, um termo de cooperação para viabilizar o projeto foi assinado entre a Coca-Cola e o Governo do Estado, por meio do qual foram firmados dez princípios que vão reger o relacionamento com as comunidades extratoras. O termo foi endossado por 16 instituições empresariais e não-governamentais, entre as quais a agência de implementação da cooperação alemã para o desenvolvimento, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
Omar Aziz lembrou que a ideia de lançar produtos à base de frutas regionais vem sendo costurada entre ele e a direção da Coca-Cola há quase dois anos. “Há muitos anos se fala que o açaí é um produto vendável no Brasil e no mundo. Hoje, nós colocamos em prática algo que era um sonho de todos nós. É possível criar novas alternativas econômicas. Por isso, classifico este momento como um divisor de águas. Tem mercado tanto nacional como internacional, para que tenhamos um novo modelo econômico no Estado”, enfatizou o governador, ao reconhecer que o lançamento do produto só foi possível porque tinha a chancela da gigante Coca-Cola. “Por mais que haja esforços pontuais dos nossos empresários, nós não teríamos a capilaridade para que o produto estivesse nas prateleiras brasileiras a partir do lançamento”.