Omar Aziz fecha apoio à candidatura à reeleição do governador José Melo

melo-pros

O presidente regional do PSD e ex-governador Omar Aziz (PSD) oficializou, nesta sexta-feira (16) o apoio a pré-candidatura do governador José Melo (Pros) a reeleição. Além do PSD, dirigentes do PTN, PSC, PRP, PSL e DEM também participaram do evento de anúncio, que aconteceu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na Avenida Joaquim Nabuco, Centro.

O presidente regional do DEM, deputado federal Pauderney Avelino, afirmou, durante o evento, que o partido também, caminhará com Melo nas eleições deste ano.

Após o evento, Melo voltou a dizer que é Omar que indicará o vice. Melo disse ainda que boa parte dos partidos cujos representantes estavam no evento estão conversando com ele, e que “tem um compromisso com o governo dele”.

Sobre o vice na chapa de Melo, Omar disse que vai esperar fechar a aliança com os partidos que devem apoiar a candidatura dele ao senado e de Melo ao governo, para escolher o vice. “Quando tivermos todos os partidos, vamos discutir o vice. Falar em vice agora é fechar o espaço de discussão a outras possibilidades de aliança”, afirmou.

Ao anunciar o apoio, o ex-governador Omar disse que a escolha do partido foi baseada na possibilidade de continuar projetos que ele iniciou antes de deixar o governo para disputar o Senado. “Nesse momento, não penso só na minha candidatura, porque se eu quisesse ter uma candidatura tranqüila, eu estaria do lado de quem está nos primeiros lugares nas pesquisas. Não é a questão eleitoral que me move, são os programas implantados por mim e por Melo, para que seja continuado”, disse.

Omar afirmou ainda que, mesmo Melo não estando a frente nas últimas pesquisas eleitorais, acredita em uma virada até as eleições deste ano. “Já enfrentei uma eleição que poucas pessoas acreditavam que eu ia ganhar, e eu ganhei. Não sou suicida, nem bipolar. Se eu não acreditasse em uma vitória, eu não defenderia”, disse.

“O Melo é o único que defende aquilo que é implantado por mim. Não vejo nenhum outro pré-candidato defender o que foi implantado por mim, como é que eu vou me contradizer?”, disse.

Em seu discurso, Melo agradeceu por Omar estar ao lado dele e comparou a parceria ao Rio Negro e Solimões. “Tal qual Rio Negro e Solimões onde águas barrentas e outros de águas escuras, que percorrem quilômetros e quilômetros floresta adentro, e que chegam aqui na cidade de Manaus, se juntam formando o mais potente de todos os rios, meu querido Omar Aziz, você é o Rio Negro, ou melhor, eu que sou preto, eu sou o Rio Negro, e você é o Solimões, nós dois estamos juntos”, afirmou.

PT

Sobre como ficará o apoio a presidente Dilma Roussef (PT) já que o PT vai apoiar a candidatura do senador Eduardo Braga (PMDB), Omar disse que não tem motivos para apoiá-la.

“Se ela decidiu outro candidato que não é o meu, não tenho porque apoiá-la. Se ela quiser o meu apoio, vai ter que conversar comigo”, disse. Omar não descartou apoiar a candidatura do pré-candidato do PSDB, Aécio Neves, a presidente da República.

Presentes

Participaram do evento prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos e vereadores do interior do Estado, além de deputados estaduais e federais, vereadores da capital.

Chamou a atenção a presença de 56 prefeitos e ex-prefeitos do interior do Estado, conforme informação divulgada pelo cerimonial do evento. Três deles do PMDB, os prefeitos de Envira, Ivon Rates; de Humaitá, Dedei Lobo; e o de Barcelos, José Ribamar Beleza (PMDB). Beleza evitou falar sobre sua presença no evento e disse apenas que foi “falar com o governador”.

Os deputados estaduais Cabo Maciel (PR), Francisco Souza (PSC), Abdala Fraxe (PTN), e Tony Medeiros participaram do evento. Além dos vereadores Amauri Colares (PROS), Francisco Jornada (PDT), e Gilmar Nascimento (PDT).

Nejmi

Omar disse que não tem discutido, pensado, ou avaliado a candidatura da ex-primeira dama Nejmi Aziz como vice na chapa de Melo, apesar do governador ter citado o nome dela como uma das peças fundamentais para “humanização” do seu governo. O nome de Nejmi vinha sendo cogitado pela base, mas ela mesma afirmou não ter interesse em se envolver em uma candidatura.