Presidente Figueiredo (a 107 quilômetros de Manaus) realizou, neste fim de semana, a 25ª Festa do Cupuaçu. Uma feira de produtos agroindustriais e de negócios, exposições de artesanato regional e shows de artistas locais e nacionais movimentaram o evento, que recebeu uma média de 20 mil pessoas por dia, segundo estimativa da Secretaria Municipal de Turismo. O vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, prestigiou a segunda noite da festa neste sábado, 6 de junho, e destacou o potencial do evento para aumentar o fluxo turístico.
Com o feriado prolongado, Presidente Figueiredo foi uma das opções do amazonense para aproveitar a folga, relaxar em uma das mais de 100 cachoeiras e acompanhar a festa. Prevendo o grande número de visitantes, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Polícia Rodoviária Federal intensificaram a fiscalização na BR-174, rodovia federal que liga o município a Manaus. Com hotéis lotados na cidade, muitos visitantes acamparam em barracas próximas à Praça da Vitória, na região central onde foi montado o palco dos shows.
“É uma festa consolidada no calendário de eventos culturais do Amazonas e que é uma chance para o Brasil inteiro conhecer as belezas únicas de Presidente Figueiredo. Além da festa, tem o dia inteiro para conhecer as riquezas da natureza, tomar banho nas cachoeiras”, ressalta o vice-governador do Amazonas.
Na avaliação de Henrique Oliveira, o calendário de festas típicas dos municípios do interior é um importante indutor turístico para o Amazonas. O principal evento do calendário é o Festival Folclórico de Parintins, que movimenta a economia do município do Baixo Amazonas e leva milhares de turistas para acompanhar as apresentações dos bumbás Caprichoso e Garantido. Além da festa do Boi, o Festival das Cirandas de Manacapuru e o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani) também são destaques do circuito de festas realizadas nas cidades amazonenses.
“O desenvolvimento do turismo é um vetor para geração de emprego e renda para o nosso povo. O trabalho em parceria entre o governo e a prefeitura é importante para criar a infraestrutura turística necessária e incentivar o setor privado”, destacou Henrique Oliveira.
A Festa do Cupuaçu teve início na quinta-feira, dia 4, no Parque do Urubuí, com um Luau para os Visitantes que teve um desafio de toadas entre David Assayag e Tony Medeiros. Os shows seguiram pela sexta-feira, com apresentação das bandas Kuka Fresca, Meu Xodó, e do cantor Leo Magalhães. No sábado, as atrações musicais subiram ao palco ainda na manhã. A festa seguiu pela madrugada, com apresentações de Edu Guedes, Xote com Pimenta, Eduardo Dornellas, e o grupo de pagode Sorriso Maroto.
CRÉDITO DAS FOTOS: HERICK PEREIRA/SECOM