Abate ilegal de carne em Tefé é feito sem higiene

Compartilhe:

As condições de higiene precária no abate clandestina da carne bovina é um problema existente há décadas no Estado. A equipe do EM TEMPO presenciou na comunidade Vila Bastos, distante a dez minutos de voadeira do município de Tefé, mais um desses casos.

O abate é feito em um flutuante de madeira. O abatedouro de gado improvisado não tem condições de higiene e apresenta, ainda, peças de carne penduradas em guinchos enferrujados e cordas sujas.

Em Tefé, o abate clandestino é de conhecimento de boa parte de seus habitantes, mas mesmo assim, o produto é consumido sem qualquer receio. Entre os comerciantes do município, o que importa é o lucro.

“Existem muitos abatedouros clandestinos e todo dono de estabelecimento comercial que lida com a venda de carne, seja ela bovina, suína, entre outras espécies, sabe dizer a origem do produto”, revela um comerciante que, por medo, preferiu não se identificar.

Segundo o diretor-presidente da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS) do Amazonas, Bernardino Albuquerque, cabe aos próprios municípios promoverem adequação nos mercados municipais e aumentar a fiscalização sobre a carne abatida em seus domínios.

Fonte: Em Tempo online

Foto: Raphael Alves

Uma resposta

  1. parabens pelas reportagem que vc fabio de oliveira nos propociona continue assim!!!
    a lei Lei n. 8.080, 19 de setembro de 1990,dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
    Os campos de atuação do SUS, ainda, são: a execução de ações de vigilância sanitária de fiscalização (alimentos, produtos, transporte, guarda).
    Denúncias sobre problemas sanitários devem ser encaminhadas aos centros de vigilância
    sanitária municipais, que são responsáveis pelas ações locais. Caso não haja um centro em
    seu município, pode-se recorrer ao centro de vigilância sanitária estadual. Se encontrar dificuldades,entre em contato com a Secretaria Municipal ou Estadual de Saúde, que respondepela coordenação das ações em vigilância sanitária nos Estados e Municípios. Uma relação completa dos endereços dos postos da Anvisa em fronteiras, portos e aeroportos, dos órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária e das secretarias de Saúde estaduais e municipais está disponível em http://www.anvisa.gov.br/institucional/enderecos/index.htm
    Pois a vigilancia sanitaria é um Conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde.

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress