Crime ambiental em Tefé demonstra descaso das autoridades com o meio ambiente

Compartilhe:

No Bairro Colônia Ventura, localizado no Igarapé do Xidariní, em frente à cidade de Tefé, dezenas de Castanheiras (berthollethia excelsa) estão sendo derrubados desde o dia 10 de Dezembro de 2011. Segundo informações do antigo responsável pelo terreno, a área pertencia ao empresário Paulo Jacinto de Oliveira, conhecido como Paulão, e foi negociada com a Caixa Econômica Federal para a implantação do programa federal minha casa, minha vida. O antigo administrador disse que sempre proibiu a derrubada das árvores no terreno, mais desde viajou para Manaus para tratar de assuntos particulares, pessoas invadiram o terreno na calada da noite, e começaram a derrubar as arvores. Quando voltou registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia e informou as autoridades. Segundo informações do atual presidente da Associação dos Moradores do Bairro, Raimundo Guimarães Nogueira, ele diversas vezes procurou o escritório do IBAMA em Tefé para pedir autorização para derrubar algumas árvores para utilizar a madeira em casas populares no bairro, mas sempre ouviu uma resposta negativa, pois segundo o representante do órgão é um crime derrubar essas arvores. O representante do bairro diz não entender como no meio da noite várias pessoas invadiram a área e começaram a derrubar dezenas de castanheiras que há muito tempo estavam ali, e como as autoridades competentes não tomam providências, pois voltou a  procurar o Chefe do Escritório do IBAMA e este disse que não tinha autorizado a derrubada das arvores e essa fiscalização estava por conta do município. Raimundo Guimarães informou também que conforme conversas com as pessoas que estão trabalhando no local,  a ordem para derrubar as arvorem teria sido dada pelo prefeito de Tefé, Jucimar Veloso (papi) e por alguns vereadores ligados a ele. Toda a madeira beneficiada está sendo transportada para o bairro de Abial, localizado ao lado do terreno. Ainda segundo informações do presidente, tudo isso começou quando teve início a construção da Escola Municipal do Bairro, construída com as madeiras de treze castanheiras e orçada no valor de R$ 180.000,00. A reportagem do TeféNews esteve no local e flagrou a ação dos criminosos. A Secretaria municipal de meio ambiente informou que não emitiu nenhuma autorização para a derrubada.

Fotos: Fabio de Oliveira

Respostas de 7

  1. Com um administrador, que demonstra descaso com todo tipo de ilegalidade Ambiental, no seu Municipio…Por interesse eleitoreiro, dá nisso..

  2. DIFICIO VER FALAR DA HRT QUE DERRUBA MILHERES DE ARVORES EM TEFÉ, NEM POR ISSO SOU CONTRA A HRT, QUE EMPREGA MILHARES DE TEFEÊNSES, ASSIM E A COM O ADIMINISTRADOR MUNICIPAL, SI FOR PARA CONSTRUIR CASAS POPULARES PARA DAR PARA AS PESSOAS QUE AINDA NÃO TEM SUA CASA PROPRIA, JAMAS FICAREI CONTRA ELE.

  3. com certeza voce nao conhece o que é um crime ambiental!!! pois esta testemunhando um ai no bairro de colonia ventura, ou voce esta na mamada do prefeito!!

  4. Já que tocaram no Nome da HRT, vc acha que ela não está sofrendo as consequencias, é por que eles abafam o caso. Mais a HRT foi condenada a pagar uma multa milionaria ao dona das terras da antiga Ciane, que vive no Rio de Janeiro, isso vc,s não sabem devida a ocupação de terra sem altorização do proprietario, e sem falar no desmatamento que fizeram lá, alguns antigos funcionario da ciane tiram foto da devastação da area em repassaram para o represetante da ciane em tefé, que logo passou para o setor juridico da antiga empresa, ai como a HRT achou que as terras não tinham dono, levaram uma castada…… Isso as pessoas de Tefé não sabem….. pois todo o processo corre no rio de janeiro…..

  5. Bando de incompetentes ….. é esse bando … quea população escolhe para governar o município……. e ainda vem com a história de A Tefé dos nossos sonhos.. que tipo?? qual??

  6. (risos) quem me dera se realmente a população de Tefé fosse realmente preocupada com os problemas ambientais da região… os mesmos que fazem esses comentários pedintes sao aqueles que comem quelônios em festas de fim de ano, e o pirarucu está rotineiramente em suas mesas… deixem de ser hipócritas! é claro que o que está acontecendo é deploravel, mas…….

  7. Cordeiro

    se la é um Bairro Como vamos ter castanheira no meio da cidade uma area Urbana, la sera construida casas populares para os Moradore de Tefé. não se pode Ter uma Avores desta no meio da Rua…

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress