Câmara de vereadores reprova contas de Sidônio

Compartilhe:

Em sessão realizada na noite de quinta-feira (29) a Câmara Municipal de Tefé reprovou as contas do ex-prefeito Sidônio Trindade Gonçalves dos anos de 2005, 2008 e 2009. A maioria dos vereadores acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado cujo o parecer pedia a reprovação das contas em função de várias irregularidades encontradas pelos auditores. Antes de ser votada a matéria foi encaminhada para as comissões de constituição e justiça e finanças, orçamento e gestão, tendo como relatores os vereadores Arnaldo Tapioca e Tobias Arimatéia Leite. A sessão na qual a matéria foi votada começou as 20:00 e durou mais de duas horas e meia. Partidários e simpatizantes do ex-prefeito e do atual gestor do município compareceram em massa e lotaram o plenário da câmara e arredores do prédio participando e interrompendo diversas vezes os discursos dos vereadores. Antes de a matéria ser colocada em votação, foram lidos pelo secretário da casa os relatórios dos vereadores relatores da matéria, os quais acompanhavam os pareceres contrários a aprovação das contas encaminhadas pelo tribunal. Dos dez vereadores que integram o legislativo municipal, compareceram apenas nove. O vereador Jackson Antero faltou à sessão. Votaram com o parecer do TCE e pela desaprovação das contas Roberval Celestino, Tobias Arimatéia, Arnaldo Tapioca, Ribeiro, Carioca, Cacau. Votaram contra o parecer do TCE e dos relatores da matéria os vereadores José Lino e João Paulo. O vereador Neto Andrade se absteve de votar na matéria.

Justificando sua posição o vereador disse que em sua opinião o parecer do TCE já seria suficiente para desaprovar as contas de um gestor público, não havendo necessidade de a matéria ser votada pelos vereadores e que sua decisão era em respeito ao trabalho dos auditores e a opinião do povo.

 

Bate-boca

A sessão que já estava acalorada ficou ainda mais quente ainda quando o vereador José Lino ao justificar seu voto, contestou o discurso do vereador Tobias que disse que aquelas pessoas que apóiam as irregularidades do ex-prefeito deveriam se mudar do município, pois não seriam dignas de morarem aqui, nem de serem chamados de tefeense. Zé Lino lembrou que a constituição federal garante o ir e vir de cada um, e ainda citou trechos da Lei de diretrizes e Bases, dizendo também ao vereador que não tinha medo dele nem no discurso, nem na vida lá fora (do Prédio da Câmara).

“Esse é meu primeiro e último mandato, não vou mais ser candidato”.

“Isso aqui é o troco que ele (Sidônio) está recebendo”.

 “Quem concorda com as coisas erradas, que pegue suas coisas e se mude dessa cidade, pois não merece ser chamado de Tefeense”.

Em resposta o vereador Tobias disse que já teve orgulho de ter o vereador José Lino como professor, mas que agora percebia que o vereador estava desequilibrado e não conhecia o processo legislativo da casa e disse também que não iria relatar o que acontece na Câmara, mas é preciso segundo ele saber quem se coloca ali dentro, e que esse negócio de falar pro povo que é honesto depois agir por traz ou fazer outra coisa… Disse também que o que estavam acontecendo ali era um troco ao ex-prefeito. O parlamentar disse estar julgando as contas do ex-prefeito, não o Sidônio. No final os vereadores desculparam-se e deram as mãos.

 

 

 

 

Julgamento Político

Ao justificar o seu voto contra o parecer do TCE e das comissões da câmara, o vereador João Paulo afirmou que ali estava acontecendo um julgamento político com uma intensa participação da atual gestão municipal. Segundo ele o TCE vem ao município fazer uma visita técnica e muitas das vezes se atem somente na documentação e não vai in loco saber se a obra realmente está lá, citou uma reportagem da revista Veja que diz que em sua reportagem que a licitação é o instrumento mais fácil para ser fraudado e mostrou reportagens publicadas nos jornais mostrando irregularidades cometidas na atual gestão. Afirmou ainda que faltou uma assessoria competente ao ex-prefeito, e finalizou convidando a todos para visitar as obras deixadas pelo ex-prefeito Sidônio, as quais segundo ele, comprovam a aplicação correta dos recursos.

Sidônio diz que resultado já era esperado


  “Eu já esperava por isso. Todo mundo sabe que eu não tinha um bom relacionamento    com a Câmara. Nunca tirei dinheiro do povo pra agradar vereador! Preferi trabalhar. Com o Hélio Bessa fizeram assim e ele teve que gastar dinheiro do povo pra se defender, e isso eu não fiz e nem faço”.

Em entrevista exclusiva ao TeféNews o ex-prefeito Sidônio Gonçalves disse que o resultado já era esperado. Disse que infelizmente a maioria dos vereadores não tem compromisso com a população e visam apenas o seu interesse particular e das suas famílias. Disse ainda que a sua consciência é pra Deus, e a população sabe do seu trabalho, e que todo mundo sabe que esses vereadores são seus inimigos políticos e  que o ex-prefeito é uma ameaça aos conchavos e acertos feitos por eles. Lembrou que Tefé já viveu esta mesma  história no tempo do Hélio Bessa quando a Câmara perseguia e o prefeito usava o dinheiro do município para se defender. Coisa que ele não fez. Afirmou também que nunca tirou dinheiro do município pra dar pra vereador, em vez de agradá-los, preferiu trabalhar para o povo. Sidônio disse que tem como se defender e vai ingressar na justiça comum para provar a aplicação dos recursos. Segundo informou o Presidente da Câmara Juvenal Cacau Lopes Filho, o legislativo tefeense já fez a sua parte, nos próximos dias irá enviar ao TCE o resultado da votação para que o tribunal aplique as penalidades legais ao ex-prefeito. Ao ser anunciado a reprovação das contas, simpatizantes da atual gestão municipal comemoraram o resultado com uma demorada rajada de fogos de artifício.

Partidários se aglomeraram em volta do prédio da Câmara
Público presente lotou as dependências do Legislativo

Respostas de 8

  1. Roberval, Tobias, Tapioca, Ribeiro, Carioca, Cacau, Jackson e Neto Andrade. QUEM TIVER TIVER VERGONHA NA CARA NUMCA MAIS PÕEM ELES …NA CAMARA.

    …VENDERAM A ALMA PARA O DIABO.

  2. Ainda tem gente que acredita nisso: que basta ir nas escolas e ver as coberturas das quadras para confirmar que o sidônio aplicou bem o dinheiro público? isso não é verdade o povo não está mais tão ingênuo quanto a seis anos atrás. felizmente as vezes os órgãos de fiscalização realmente funcionam, desta vez foi em nosso favor. de fato esta câmara não tem competência moral para julgar o gestor irregular como foi o sidônio, mas, daí sair em defesa desse homem é demais. todos sabemos que não é preciso só construir, tem que prestar contas do que foi gasto. ainda bem que nem esse prefeito que aí está nem o ex tem a menor chance de voltar a oculpar o cargo de prefeito, pois, um foi condenado duas vezes pela justiça – TRE e TSE – ou seja tem a ficha suja e, o outro está sendo julgado por nós que ainda temos aquela arma letal para gestores públicos que não conrrespondem à nossa expectativa: o voto.

  3. Prezado Ivanildo, sai da tua casa e vá a uma comunidade averiguar como era a situação antes e como está agora. As escolas na época do ìndio eram bem melhores do que as do estado (isso fazia o Eduardo B. ficar com inveja), até na estrada da Emade tem escola boa que ele fez, bem diferente de ta alugando prédios dos amigos pra fazer creches temporárias.

    A Prefeitura foi entregue com vários carros, caçambas, tratores, prédios…TODA EQUIPADA meu filho.

    Graças ao índio foram criados a Guardas de Transito, a defesa civil, Guarda Municipal (o pref. atual quer acabar).

    Comprou imóvel e criou centros de saúde em vários bairros.

    Reformou o cemitério e se vc morrer vai ser enterrado com dignidade;

    Entregou milhares de equipamentos para ribeirinhos, para promover a agricultura e o comércio;

    Comprava no comércio local para incentivar e fazer girar dinheiro na cidade;

    Fez dezenas de poços artesianos nas comunidades e o mené do Carioca que pegou fama;

    Repassava com honestidade o dinheiro dos indígenas;

    Só no hospital São Miguel foram feitas obras que beneficiam tanto o idoso quanto o jovem.

    Agora o teu prefeito diz que vai reformar a prefeitura apenas com uma pintura ao contrário do sidônio que encontrou ela pegando fogo e ele a refez e as pessoas era recebidos numa sala climatizada pra niguém ficar no calor. O prfe. não sabe pq ele nem vai lá.

    Isso é apenas o que eu lembro. Se vc quiser mais é só reposnder seu prego.

  4. Roberval, Tobias, Tapioca, Ribeiro, Carioca, Cacau, Jackson e Neto Andrade este não tem mais vaga na câmara pó que este vereadores não estão fazendo nada pó Tefé só estão pegando ……….o b… falou que cada hum p…….

  5. com todo respeito a pessoa certa pra governa tefé se chama normando..
    uma pessoa do bem formado em administração e tem uma visão pro futuro..

  6. Amigo Adriano, me desculpe , mas vc deve esta de brincadeira quem não deve voltar são os vereadores que votarm a favor das irreguladades do ex- prefeito, que só da educação desviou mais 11 milhões de nossas crianças. talvez vc tbm mamou desse dinheiro. precisamos de um gestor q saiba cuidar de nossa cidade.

  7. vereador Tobias por que vc não fais a mesma coisa sia fora dessa camara de veriando que o prefeito papi esta comprando cada hum de vcs…..

  8. fala de bessa e bom mais fica calado pó prefeito papi que só esta robado e o povo não fala nada e e muito rui..bessa tem nome em tefé e ele feis muito coisa ….agora o cara desse fica falado mal do helio bessa ……acho que vc comel no mesmo prato….

Deixar Comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress