Estudantes do Centro de Estudos Superiores de Tefé, da Universidade Estadual do Amazonas, Cest/UEA, realizaram uma manifestação no fim da tarde desta quinta-feira(05) contra o corte de auxilio e programas para projetos e pesquisas.
O manifesto organizado pelo Movimento dos Estudantes Universitários (MEU), reuniu alunos de várias turmas que recebem auxílios e bolsas para custeio de projetos e pesquisas, como o Programa de Iniciação Cientifica PAIC, e de Iniciação à Docência PIBID. De acordo com a organização omanifesto objetiva alcançar governantes do estado, para expor o desconforto dos alunos em meio aos cortes de bolsas e programas, além do atraso do pagamento de auxilio alimentação, direcionados à estudantes de outras localidades.
Do município de Tonantins a acadêmica do curso de Letras, Nikelly Góes, relata que há quase dois meses não recebe o auxílio alimentação, destinado a alunos de outras localidades, além disso, não consegue dar continuidade à pesquisas de sua área de estudo após o corte da bolsa do PIBID há um mês, “A gente se pergunta aonde vai parar? Por que todo esse descaso? A gente veio para rua mostrar nossa indignação, mostrar que não estamos satisfeitos, e vão vamos nos calar diante disso”, disse. Nikelly seguiu relatando sobres os problemas encontrados pelos alunos diariamente, “Quem vem de outras cidades assim como eu, sabe a dificuldade que é se manter na faculdade, o acesso à educação, ao alimento é um direito, eles querem que continuemos com os projetos, mas é impossível sem custeio”, Relatou.
O Manifestação também ocorreu em outras localidades do estado, a organização afirma que caso não ocorra acordo, as manifestações continuarão.
Por Ana Paula Blenk / TeféNews Fotos: Arisney Paz