O sistema de identificação biométrica foi implantado na segunda-feira (7), na 36ª Zona Eleitoral em Tabatinga, no Amazonas, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
O objetivo é dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, por meio da confirmação digital. A biometria começou a ser implementada em 2008. Desde então, o recadastramento de eleitores vem sendo feito de forma progressiva. Nas últimas eleições cerca de 27% do eleitorado brasileiro estava apto a ser identificado pelas impressões digitais.
No estado do Amazonas, o recadastramento já havia sido feito em Manaus e na região metropolitana. Agora avança para o interior do estado. De acordo o presidente do TRE Amazonas, Yedo Simões de Oliveira, com o processo sistematizado, todo cidadão de Tabatinga já pode fazer o cadastro.
Para fazer o recadastramento de identificação biométrica é necessário levar a cópia do RG, comprovante de residência atualizado e o título de eleitor. Esse ano o cadastro será realizado até o dia 19 de dezembro. Depois será retomado em 9 de janeiro e seguirá até o final de 2017.
Foto: Otto Farias / EBC