A cor rosa tomou conta das ruas de Tefé na tarde de sexta-feira (21), com a realização da segunda edição da Corrida e Pedalada do Outubro Rosa, alusivos ao mês de prevenção ao câncer de mama, com a presença de centenas de mulheres, crianças, jovens, adultos e a turma da terceira idade.
Reunindo diversos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), além re outras secretarias, e com apoio e participação de várias instituições públicas e institucionais, como Condim, AMMSA, Instituto Mamirauá, Ubm, Sinteam, Policia Militar, OAB, Defensoria Pública , Sinteam, Conselho Tutelar, entre outros, e sob a coordenação do Centro de Referência em Assistência a Mulher – Cram – um dos equipamentos da secretaria, o evento levou uma mensagem de otimismo e orientação a todas às mulheres, alertando para os cuidados e prevenção ao câncer de mama, um dos mais agressivos e com altos índices de moralidade ainda no Brasil.
“O câncer de mama ainda é uma das doenças que mais mata mulheres em nosso país, e quando não mata, mutila. Queremos lembrar que hoje, o SUS dispõe não só de exames preventivos, mas também do tratamento para cuidar das nossas mulheres. Mas é importante que cada uma tenha consciência e busque as orientações necessárias e faça com que o exame de mama se torne uma rotina na sua vida. Sempre buscando a prevenção dessa doença, só assim seremos vencedores dessa batalha.” Destacou a secretária de Saúde Lecita Marreira que participou do evento.
A primeira dama e secretária da Semasc Kelly Barbosa, ressalta que “ é dever de cada mulher se cuidar e buscar as orientações corretas para ae prevenir. Por isso é importante que todas façam seus exames periodicamente buscando se prevenir sempre. E neste mês de outubro, a campanha serve de alerta para que cada vez mais mulheres busquem se cuidar.” Disse.
Durante o percurso, que teve início na sede do Cram na Estrada do Aeroporto, uma parada na praça de Santa Teresa foi marcada por um minuto de silêncio em homenagem a todas as mulheres que perderam a batalha para o câncer durante este ano.
O encerramento foi na praia da Ponta Branca onde várias atividades físicas e muita dança colocaram todos para mexer o corpo e lembrar que a prevenção ainda é o melhor cuidado.
*Com informações da assessoria