Comércio de artesanatos crescem 50% durante grandes eventos em Tefé

Fotos: Alessandra Aline Martins

Os grandes eventos que acontecem em Tefé (a 522 quilômetros de Manaus), como a Festa da Castanha e o Aniversário da cidade, vêm movimentando economia em mais de 50% o comércio de arte e artesanatos no município.

O presidente da Associação dos Artesões de Tefé, Emanoel Filho, conhecido por “Dotha”, apontou que as festas grandes que ocorrem no município aquecem economia artesã, onde trazem turistas, pessoas de toda parte do Brasil e estrangeiros.

“As pessoas da Brigada, pessoas de fora e turistas nos procuram para comprar nossos produtos. Quando essas pessoas vem visitar Tefé, procuram a antiga Prefeitura para comprar nossos produtos, para dar de presente aos seus amigos e parentes”, relatou o presidente.

Conforme Dotha, a Festa da Castanha, o Aniversário de Tefé, Festival Folclórico, Festival de Verão e os demais que a Prefeitura vem produzindo nestes três anos, sempre dão espaço para feira de artesanato.

“Colocamos nossas tendas nos locais dos eventos, fazemos nossas exposições e vendemos. Neste período festivos, nossas vendas crescem mais de 50%, movimentam bastante nosso mercado. O período festivo é ideal para nossas vendas e valorização dos nossos produtos”, afirmou Dotha.

No total são mais de 40 artesões associados na instituição. Na Casa do Artesão tem 18 artesões produzindo os materiais, onde estão sendo vendidos no local.

“Eu fico na Casa do Artesão vendendo, para nossos artesões produzirem das suas residências”, disse o presidente.

Dia do Artesão

Segundo Dotha é a terceira vez que acontece o café da manhã do Dia do Artesão, para os membros e associados, onde o prefeito Nicson Marreira vem apoiando a arte, artesanato e os artesões produtores de Tefé.

O prefeito de Tefé destacou que consegue compreender a importância da comercialização dos produtos regionais e como eles aquecem a economia interna e externa no Amazonas.

“Os nossos artesões são nossa marca registrada. Quando alguém vem aqui e levam nossa arte, conseguimos entender que estão levando um pedaço nosso. Além de levar um pedacinho de Tefé como presente, aquecemos nossa economia e valorizamos nossos artesões”, declarou o prefeito.

Nicson Marreira disse, ainda, que consegue enxergar a importância de realizar os grandes eventos em Tefé, pois estão aquecendo a economia, fornecendo trabalhos direitos e indiretos na cidade.

“Desenvolver os eventos em Tefé é importantíssimo para nossa população. Com eventos, vem um pai e mãe de família montam o ponto para vender água, guaraná, lanches e outras bebidas. Diante disto, podemos ver que estamos gerando empregos e aquecendo a economia. Assim como os nossos artesanatos, a nossa população consegue trabalhar com estes eventos”, disse Nicson Marreira.

*Com informações da assessoria