A empresa americana GICnet( Global Impact Comunnication), que está se estabelecendo em Tefé como mais uma alternativa de internet para todo município, reuniu representantes de instituições de ensino federal, estadual e privado,militares e órgãos públicos e privados, para apresentar sua tecnologia e os serviços que serão ofertados. Ainda participaram os secretários de Obras, Antero Miranda, de Educação Marcus Lúcio, de segurança Pública, Nazareno Costa, de Ciência e Tecnologia, Daniel Sacha e de Comunicação, Aldrin Braga.
O evento aconteceu na tarde de terça-feira, 14, na sala de robótica da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (Secti) no bairro de Santa Teresa, e foi direcionado pelo CEO da empresa, Amir Qamar ,que apresentou a nova tecnologia de internet que usa torres terrestres com uma distância de 35 quilômetros de uma torre a outra conectadas via radio, de Manaus a Tefé.
Outro diferencial deste novo sistema, é o uso de sistema solar para alimentar os equipamentos que ficam de forma suspensa no topo de cada torre. Isso garante mais segurança e proteção, longe de furtos e qualquer ato de vandalismo. Além disso, a altura das torres ultrapassam os 100 metros, garantindo mais estabilidade e melhor conexão mesmo com mudanças climáticas.
A GICnet, chega com uma proposta de internet via wireless, e usa tecnologia própria com uma oferta de serviços direcionada inicialmente para empresas e órgãos públicos, mas até o final do ano deve oferecer os serviços para consumidor final via dados móveis. A empresa já está ativa até Codajás, e a previsão é que o sinal chegue em Tefé no próximo mês.
*Com informações da assessoria