Nos dias 21 (sábado) e 22 (domingo) de setembro, os barcos Puxirum e Puxirum II, do Pronto Atendimento Itinerante (PAI), saem de Manaus para uma nova missão, levando mais de 20 tipos diferentes de serviços nas áreas de saúde, previdência, assistência social e cidadania para a população ribeirinha de doze municípios, nas regiões dos rios Negro e Madeira. Na segunda quinzena de outubro é a vez do barco Zona Franca Verde, que irá realizar atendimentos em oito cidades da calha do Alto Solimões.
A saída das três embarcações encerra a temporada 2013 nos 58 municípios atendidos pelo programa, que é uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Seas). De acordo com a titular da Seas, Regina Fernandes, a expectativa é que o PAI complete dez anos de existência somando 3,8 milhões de atendimentos, que vão desde o serviço odontológico à emissão de certidão de nascimento.
A programação do Puxirum e Puxirum II deve ser concluída até a segunda quinzena de dezembro. A primeira embarcação sai no dia 21 de setembro para a calha do rio Madeira, começando pelo município de Borba, em seguida, Nova Olinda do Norte, Novo Aripuanã, Manicoré e Humaitá, encerrando a missão em Autazes, Careiro da Várzea e Careiro Castanho.
O Puxirum II sai no dia 22 rumo à calha do rio Negro, começando pela comunidade indígena de Camanaus, no município de São Gabriel da Cachoeira (a 1.115 quilômetros), depois Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos e Novo Airão. O itinerário do Zona Franca Verde está em fase de elaboração com previsão de atender a região do Alto Solimões a partir de outubro.