O pleno do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) reprovou as contas de três prefeitos do interior e determinou a devolução de R$ 2,7 milhões aos cofres públicos. Segundo a decisão, foram encontradas diversas irregularidades nas prestações de contas, como pagamentos indevidos e falhas em processos licitatórios. As contas reprovadas são do prefeito de Caapiranga, ZilmarAlmeida de Sales; do prefeito de Atalaia do Norte, Nonato do Nascimento Tenazor; e do ex-prefeito de Apuí, Antônio Marcos Maciel Fernandes.
A não comprovação de aquisições de materiais e nem a devida comprovação da execução de obras levou o pleno do TCE a reprovar também as contas do prefeito de Atalaia do Norte, Nonato do Nascimento Tenazor, referente ao exercício de 2013, durante a 35ª sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (16). Entre as multas, a conselheira Yara Lins, condenou o gestor e ordenador das despesas a devolver aos cofres públicos R$ 650 mil reais.
O não envio de informações da movimentação contábil da Prefeitura de Atalaia do Norte via Sistema ACP; e a ausência de processos administrativos devidamente autuados, protocolizados e numerados sequencialmente, também foram irregularidades detectadas na tomada de contas de Nonato do Nascimento Tenazor.
A assessoria do prefeito de Atalaia do Norte informou em nota que Nonato do Nascimento Tenazor está ciente da decisão judicial e que a assessoria jurídica do Município está adotando as providências cabíveis referentes à condenação.
Com informações da assessoria do TCE-AM