O arquiteto e urbanista Fernando Araújo registrou o momento em que um avião de pequeno porte caiu no rio, neste domingo (04/01), próximo à ponte Rio Negro.
“Hoje presenciei um acidente aéreo na região do Paricatuba no Amazonas, fomos os primeiros a chegar e conseguimos prestar socorro ao piloto e passageiros que com a graça de Deus saíram vivos desse acidente”, escreveu ele na publicação.
De acordo com relato de uma testemunha, a aeronave seguia a baixa altitude quando o piloto tentou realizar uma manobra e acabou tocando a superfície da água com uma das extremidades, provocando o acidente.
Outro avião não teve envolvimento
Fernando também esclareceu que apenas uma aeronave estava em voo no momento do acidente. O outro avião que aparece nas imagens, com prefixo vermelho, estava estacionado em um mirante da região e não teve envolvimento na ocorrência.
Vítimas recebem atendimento no local
O piloto e o passageiro sofreram ferimentos pelo corpo e receberam os primeiros atendimentos ainda no local. Até a última atualização, as autoridades não divulgaram a identificação oficial das vítimas.
Bombeiros e FAB se manifestam
Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informou que enviou uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), uma Unidade de Resgate (UR) e cinco militares para a ocorrência. Ao chegar, a equipe constatou que populares já haviam socorrido as vítimas. Após vistoria, os bombeiros não identificaram riscos imediatos e deixaram o local em segurança.
Já a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, até o momento, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) não recebeu notificação oficial sobre acidente ou incidente aeronáutico na região e na data mencionadas.
Veja vídeo:




