Brasil: um dos maiores mercados do mundo

Embora o Brasil ainda seja um país emergente, e que grandes potências mundiais também sejam mercados consumidores importantes para a indústria dos games, a indústria sabe que somos um dos principais mercados consumidores do mundo. E os investimentos dessa indústria no mercado brasileiro são tão relevantes quanto os números que vamos ver agora. É que uma pesquisa divulgada recentemente revelou alguns números impressionantes sobre o mercado de games brasileiro.

Talvez pelo fato de que somos um país gigante, não só em território, mas também no número de pessoas, mas principalmente porque essa população enorme quase toda consome games nas mais diferentes plataformas e dispositivos, o Brasil ocupa hoje um lugar de destaque quando o assunto é videogame. Uma pesquisa recente constatou que 82% dos jovens e adultos brasileiros consome jogos de video game, e que, comparados com outros países, somos um dos que mais dedica horas com esse tipo de lazer: em média um adolescente brasileiro gasta 19 horas por semana jogando, enquanto um adulto aqui joga em média 15 horas semanalmente. São números realmente impressionantes.

E outro dado interessante que foi apontado nesta pesquisa refere-se ao fato de que os hábitos desses jogadores vem mudando com o passar dos anos, já que muitos têm optado por plataformas online, como a de jogos Pomu, onde o usuário tem acesso a inúmeros títulos e tipos diferentes de jogos sem a necessidade de ter que comprar esses games todos. É que os brasileiros buscam cada vez mais formas de fugir dos altos custos que os jogos ainda tem aqui no nosso país. Nesse mundo de cifras milionárias, o que segundo a pesquisa vem diminuindo é a compra de jogos. Esse comportamento faz com que as empresas que oferecem jogos online busquem cada vez mais melhorar a variedade de títulos que oferecem aos usuários, para que consigam alcançar um número cada vez maior de usuários em suas plataformas. A diversificação do portfólio e a facilidade de acesso são aspectos muito relevantes na hora da escolha dessas plataformas de jogos online.

A mesma pesquisa mostra também que nós brasileiros utilizamos em média 2,6 dispositivos para jogar, mas que a preferência do consumidor nacional pelos consoles de mesa tem dado cada vez mais espaço para outros dispositivos, como os smartphones. Embora a preferência por equipamentos que estejam conectados a TV ainda seja grande, esse comportamento está mudando. O segundo lugar na preferência do gamer brasileiro, segundo dados obtidos pelos pesquisadores, continua sendo os computadores.

Jogar online tem se tornado a cada dia uma realidade maior tanto entre os gamers brasileiros quanto entre jogadores de outras nacionalidades, como americanos e europeus. Esse é um mercado em plena expansão e que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado mundial, devido à grande vantagem que isso representa para os consumidores de jogos, que ganham em diversos aspectos.

As facilidades que jogar online oferecem aos usuários de games, aliado ao baixo custo que isso representa, não só pelo fato de dispensar a compra de novos títulos a cada lançamento, além de não ser mais necessário que o usuário invista em computadores de alto custo, faz com que esse seja um movimento natural e que fará com que jogar online seja uma realidade cada vez maior na vida desses milhões de pessoas que tem o videogame como lazer e diversão.

E essa pesquisa prova que o número de pessoas que consomem jogos de videogame é grande, e que esse mercado tem tudo para se tornar um grande negócio para as empresas que souberem atrair usuários para suas plataformas, oferecendo os melhores serviços e a maior variedade de títulos.