![IMG-20250207-WA0111](https://tefenews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/IMG-20250207-WA0111-696x313.jpg)
A Secretária Municipal de Saúde de Tefé, Lecita Marreira, representa o município e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM) na 1ª Oficina Nacional de Promoção da Saúde, evento que ocorre entre os dias 5 e 7 de fevereiro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O encontro reúne gestores e especialistas da área para debater estratégias voltadas à promoção do autocuidado e à prevenção de fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT).
A oficina tem como objetivo fortalecer a agenda de saúde integral, incentivando práticas que promovam qualidade de vida e bem-estar, com foco na Promoção da Saúde, no autocuidado, na prevenção de fatores de risco e no incentivo a atividades físicas. O evento também busca promover um diálogo colaborativo entre gestores e parceiros para a implementação de políticas públicas eficazes na prevenção e no tratamento das DCNT.
Representando Tefé e o estado do Amazonas, a secretária Lecita Marreira destaca a importância da participação do município no evento, ressaltando o compromisso da gestão com ações preventivas e de promoção da saúde.
“Vim como vice-presidente do COSEMS-AM (Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas), representando o município de Tefé e compartilhando nossas experiências sobre prevenção e autocuidado no território. Um exemplo dessa atuação em Tefé é a Academia da Saúde, que tem sido essencial na promoção da qualidade de vida da população e na redução dos fatores de risco para doenças crônicas”, afirmou a secretária.
A Academia da Saúde de Tefé é um dos modelos de sucesso citados na oficina, destacando-se como um espaço de promoção da saúde, incentivo à prática de atividades físicas e acompanhamento especializado para a população, reforçando a importância da atenção primária à saúde no combate às DCNT.
Com a participação ativa na oficina, Tefé se destaca no compromisso com a ampliação das políticas de promoção da saúde e com a implementação de estratégias inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.
*Com informações da assessoria