
Índios de diversas etnias do município de Tefé realizaram na manhã desta segunda-feira uma manifestação pelas ruas do centro de Tefé.
Após caminhar pelas ruas a manifestação se concentrou em frente do prédio do Distrito Sanitário Especial Indígena/ Médio rio Solimões e Afluentes, na Rua Monteiro de Souza, no centro.
Com palavras de ordem os manifestantes perguntavam sobre os recursos da saúde indígena para o município e exigiam a saída do diretor da instituição Narciso Barbosa.
Várias lideranças e integrantes do movimento se pronunciaram e queriam explicações sobre a verba destinada para compra de medicamentos e combustível.
Segundo os manifestantes está sendo elaborado um abaixo assinado com todas as denúncias que serão enviadas para o Ministério Público Federal.
Após o protesto no DSEI os manifestantes se encaminharam para frente do Ministério Público Federal.
Foto: Fábio de Oliveira
Uma resposta
Indígenas estão sendo pagos e usados por políticos, e estão recebendo bebidas alcoólicas e alguns consumindo drogas para se sentirem encorajados na frente do prédio. Denúncias falsas e ameaças físicas, afetando até mesmo a integridade moral dos trabalhadores do DSEI. Os próprios “indígenas ” estão prejudicando os demais pois IMPEDEM o trabalho de equipes para o envio de enfermeiros, médicos e medicamentos para as aldeais de base, o prejuízo está sendo feito pelos manifestantes. Os demais que reconhecem o a grande avanço da saúde indígena estão tomando as devidas providencias com relação a este pequeno grupo de pessoas ambiciosas que não representam todos eles.